Normas | Escola Martinho Lutero

Sistema de avaliação

A avaliação permite retomar e realizar os ajustes do processo de ensino-aprendizagem em relação às propostas educacionais, com o objetivo de auxiliar o estudante para que atinja os níveis desejáveis de competência, expressos nos planos de estudos.

Educação Infantil

O desempenho é exepresso através de parecer descritivo e atendimento aos pais, trimestralmente. Nessa etapa da vida escolar a avaliação é realizada mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção.

Anos iniciais do Ensino Fundamental

• 1º Ano

A avaliação é expressa através de parecer descritivo do educador que revela o domínio de competências em termos de conhecimento, atitudes e habilidades, expressos nos planos de estudos. A comunicação dos resultados é feita trimestralmente aos pais ou responsáveis pelo estudantes.

• 2º Ano

- Alunos alfabetizados através de parecer e notas de 30 a 100.
- Alunos em processo de alfabetização a avaliação é expressa através de parecer.

• 2º Ano à 6ª Série

Em todas as áreas de conhecimento, os resultados são expressos através de notas de 30 a 100. Para obter aprovação o estudante deverá ter no minímo 60% de aproveitamento.

Saída antecipada

Somente na presença da pessoa que vem buscar o estudante deverá, a qual identificar-se na secretaria da escola.

Atraso na entrada

Não é permitida a entrada na sala após o início das aulas. O estudante aguardará o segundo período nas dependências do colégio. Deverá apresentar a agenda do educador, carimbada pelo serviço de Recepção e/ou Coordenação. Após três atrasos, por quaisquer imprevistos, o estudante será alertado. Não surtindo efeito, seus pais ou responsáveis serão chamados à escola para, juntos, encontrarmos uma solução para essa irregularidade.

Recreio

É o momento de convivência, descanso e lazer. Não é permitida a permanência dos estudantes em sala de aula nesse período. Apçós o primeiro sinal de término do intervalo de recreio, os estudantes deverão dirigir-se às salas.

Brigas e agressões

O respeito mútuo é uma exigência básica para o desenvolvimento do trabalho educativo. Portanto, não se admitem atitudes de intolerância e agressividade, seja na forma física ou verbal, nas dependências da escola. Os que assim procederem  serão passíveis de sofrer punições previstas no regimento escolar.

Falta às aulas e atividades escolares

A ausência em qualquer atividade de avaliação deverá ser justificada mediante a apresentação de atestado médico à Coordenação, no prazo de 48 horas, após a realização da mesma. Fora desse prazo, não será aceita a justificativa. A avaliação poderá ser aplicada por outro educador, que não seja o titular da turma ou da disciplina.

Perdidos e achados

A escola não se responsabiliza por objetos perdidos, tampouco os indeniza. Solicitamos atenção especial com os celulares, tablets, notebooks, iPod e outros objetos de valor, que não fazem parte do material escolar obrigatório. Não haverá indenização, por parte da escola, em caso de perdas ou danos desses materiais. A orientação é não deixar seus pertences pelo pátio, ginásio, lancheria e demais dependências. O material que for encontrado estará disponível na secretaria da escola.

Atualização dos dados

A comunicação da escola com os pais e responsáveis depende do cadastro atualizado das famílias e do aluno junto à escola. Isso garante a agilidade no contato. Comunique à secretaria sempre que houver mudanças de endereço e/ou telefone.

Uniforme

O uniforme é uma exigência a ser cumprida por todos os estudantes. A parte superior do uniforme (camiseta e casaco) é obrigatória, já a parte inferior é opcional, podendo ser utilizado abrigo, jeans ou leg.