Escola Santa Cruz

santa cruzA Escola Comunitária Santa Cruz foi fundada em março de 1982 pelo Sr. Arno Borkert e sua esposa Etna Bierhals Borkert com a intenção de ajudar a comunidade, pois não existiam escolas no bairro. Construíram uma sala e deram inicio às atividades com aproximadamente 126 alunos. Inicialmente, era uma extensão da primeira escola fundada pelo casal, a Escola Comunitária Dr. Martinho Lutero, que hoje está localizada no bairro Harmonia.

Atendendo crianças carentes de classe média baixa e baixa, prestando auxílio no que é possível, a escola também recebe diversas doações (roupas, material escolar, mobílias escolares). As doações são utilizadas para a construção de um ambiente agradável na escola. Temos diversas atividades realizadas na escola, nos horários de aula e também no turno inverso ao que o aluno estuda, envolvendo-os com educação, esporte e cultura.

Como atividades artísticas, temos um grupo de teatro, coordenado pelo pastor Altair e pelas professoras. Temos também o projeto Destaque, realizado durante o período letivo, onde serão homenageados aqueles alunos que desempenharem suas funções com afinco e determinação, no cumprimento dos objetivos propostos, coordenado pela nossa orientadora. Alunos que conseguem se superar e atingem um desenvolvimento em vários aspectos: cognitivo, emocional, social e espiritual. É feito também um destaque especial em relação às turmas, como organização, ornamentação, colaboração com a conservação do patrimônio escolar, conscientização ambiental, atividades em grupo, assiduidade, pontualidade e comprometimento e organização estudantil.

Como atividades esportivas, temos um professor de pscimotricidade que ministra uma aula por turma durante a semana. Existe o grupo de futebol feminino, masculino e a equipe de corrida (que faz seus treinamentos em volta de um grande açude artificial na escola).

Como atividades culturais, temos a presença de pessoas voluntárias que ministram palestras, atividades dinâmicas, teatro, oficinas de pintura, reciclagem, dentre outras. Neste ponto, vale destacar a estrutura já montada para realizarmos a construção de uma estufa utilizando garrafas pets e, num futuro próximo, o cultivo de mudas para distribuição na comunidade. Essas mudas serão retiradas da horta da escola, pois oferecemos merenda todos os dias com diversos legumes (couve, tomate, cebolinha, salsinha, beterraba, espinafre e cenoura).

No aspecto religioso, somos uma escola luterana, com princípios e valores definidos. O pastor que nos atende procura fazer um trabalho diferenciado com as crianças, sempre levando a palavra de Deus através de histórias bíblicas, filmes, teatro, cultos especiais (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Amigo, Natal, Páscoa, encerramento de semestre) e também fazendo a semana bíblica com gincana, atividades especiais e, em todas as quartas-feiras, uma devoção especial na capela localizada dentro do pátio da escola.

Sendo assim, a escola trabalha para ter as crianças sempre na escola, aprendendo, ensinando, criando e produzindo. O objetivo é ter uma escola com vida, repleta de amor, respeito e muita dedicação para que as crianças atendidas tornem-se pessoas capazes de amar, perdoar e ao mesmo tempo viver a vida. Aprendendo que a família e a escola são a base para um futuro promissor e repleto de realizações.