Escola Martinho Lutero

martinho luteroA Escola Comunitária Dr. Martinho Lutero é uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a área da educação e serviço social. Foi fundada em 8 de abril de 1966, pelo Sr. Arno Borkert, em uma área bastante carente do município de Canoas (RS). Inicialmente, a escola atendia um total de 26 alunos da 1ª à 4ª Série em uma sala de madeira construída com auxílio da comunidade local.

Após muitos anos de luta, de campanhas feitas com a comunidade, de auxílio da nossa Prefeitura Municipal, conseguimos aos poucos ampliar a nossa escola. A diretora da escola de 1969 a 2000 foi a professora Etna Bierhals Borkert, esposa do fundador.

Além da educação, sempre tivemos como lema da Escola Martin Lutero formar pessoas íntegras, capazes de ser, aprender, viver e conviver. Também, desde sua fundação até os dias de hoje, passamos aos nossos alunos a importância dos valores morais, da fé e da obra, através do ensino religioso, junto com a Pastoral Escolar.

De 2000 até 2012 atendemos, em média, entre 920 à 1.050 alunos de Educação Infantil ao 7º ano, do Ensino Fundamental, em um prédio construído com dezesseis salas de aula, uma biblioteca, sala da direção, serviço de apoio pedagógico e Pastoral Escolar. A escola é dirigida pela professora Cátia Susana Beck, a qual manteve os mesmos princípios da Entidade, desde a sua fundação, mantendo a confessionalidade cristã, sem medo de ser feliz por cumprir a sua missão e inovando em outros aspectos do processo ensino-aprendizagem.